Share on Facebook250Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

O projeto idealizado pela Vinícola Fazenda Santa Rita, trouxe para os Campos de Cima da Serra/RS, uma vinícola inspirada nas tradições lusas e, em especial, as oriundas dos Açores. Mas, o que é tradição? Tradição é a transmissão de práticas ou de valores espirituais passados de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações.

 

E, na Vinícola Fazenda Santa Rita diversas características tradicionais dos Açores podem ser encontradas. Na verdade, apesar de estar em solo gaúcho, trata-se da construção de uma Vila Açoriana, ou seja, tudo remete aos Açores, seja na arquitetura, nos costumes, nos objetos de decoração.
Algumas características da Cultura Açoriana que são encontradas na Vinícola Fazenda Santa Rita:

 

RENDA DE BILROS
A renda de bilro surgiu, segundo alguns pesquisadores, na Bélgica, no século 15. De lá, espalhou-se pela Europa, particularmente para a Itália e França, até chegar a Portugal e ao arquipélago dos Açores, principais centros de produção.
Ao virem para o Brasil, os açorianos trouxeram a atividade da renda para enfeitar trajes e alfaias da igreja, além de toalhas, cortinas, lençóis e peças do vestuário da nobreza. Na Cave da Vinícola, foram emolduradas algumas peças rendadas, uma com cada ponto diferente de bilro.

 

DIVINO ESPÍRITO SANTO
O culto ao Divino Espírito Santo é a expressão religiosa desta cultura que está praticamente em todos os recantos do nosso país. A Festa do Divino é a festa da fartura e da prodigalidade, e o seu maior motivo é que o Espírito Santo abençoe com seus dons e dádivas, e que proteja as terras com boa colheita, mas para isso é preciso que haja muito pão, carne e vinho.
Na Vinícola Fazenda Santa Rita há uma homenagem à Festa do Divino Espírito Santo que está emoldurada em um quadro do artista Vacariense Carlos Rigotti.

 

PINTURA EM AZULEJOS
Presente na arquitetura antiga, a azulejaria é uma forte expressão da cultura portuguesa deixada pelos colonizadores. O artista plástico santa-cruzense Jesus Lima Fernandes, que atualmente reside em Florianópolis/SC, foi o escolhido para imprimir a delicadeza e a sensibilidade dos temas relacionados ao vinho e à Vinícola Fazenda Santa Rita em mais de 20 painéis de azulejo espalhados pelas paredes da indústria.
Conforme Fernandes, a azulejaria portuguesa ressurgiu como elemento marcante de design e de decoração, com novas interpretações e efeitos. Com base nas fotografias da Fazenda Santa Rita, nos produtos da Vinícola, na história do vinho, que remonta 4.000 a.c. (ainda no Egito), na cultura açoriana e também em motivos religiosos, como a própria Santa Rita de Cássia, Fernandes deu vida e valor aos Açores nos Campos de Cima da Serra.

 

Para conferir estas e outras manifestações culturais açorianas, agende sua visita nos passeios guiados pela Vinícola Fazenda Santa Rita. Entre em contato pelo telefone (54) 3232.0563 e garanta sua vaga no próximo passeio.

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio