Share on Facebook299Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Presente na arquitetura antiga, a azulejaria é uma forte expressão da cultura portuguesa deixada pelos colonizadores. De forte sentido cenográfico descritivo e monumental, o azulejo é considerado hoje, como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.

Antigamente, o azulejo era material exclusivo de áreas molhadas como cozinha, banheiro, e demais áreas que continham instalações hidráulicas, porém, atualmente é muito usado como elemento decorativo e estético em detalhes de construção e decoração.

O artista plástico santa-cruzense Jesus Lima Fernandes, que atualmente reside em Florianópolis/SC, foi o escolhido para imprimir a delicadeza e a sensibilidade dos temas relacionados ao vinho e à Vinícola Fazenda Santa Rita em mais de 20 painéis de azulejo espalhados pelas paredes da Vinícola.

Conforme Fernandes, a azulejaria portuguesa ressurgiu como elemento marcante de design e de decoração, com novas interpretações e efeitos. Com base nas fotografias da Fazenda Santa Rita, nos produtos da Vinícola, na história do vinho, que remonta 4.000 a.c. (ainda no Egito), na cultura açoriana e também em motivos religiosos, como a própria Santa Rita de Cássia, Fernandes deu vida e valor aos Açores nos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul.

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio