Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Ocorreu no sábado, 27/09, a XXII Avaliação Nacional de Vinhos, na cidade de Bento Gonçalves/RS. Com o objetivo de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, este é o único do gênero em todo o mundo.

Mais de 850 pessoas acompanharam, no Parque da Fenavinho, a maior avaliação da safra 2014. Entre os avaliadores estavam o ator e diretor Selton Mello e o empresário e locutor esportivo Carlos Eduardo Galvão Bueno, além de grandes nomes do mundo vitivinícola. O painel de comentaristas da XXII Avaliação Nacional de Vinhos esteve formado pela ABE, a Associação Brasileira de Enologia, que todo ano convidas analistas que têm relação com a cultura e promoção do vinho.

Foram inscritas 290 amostras da bebida, onde apenas as 16 mais representativas foram degustadas no evento. Nestas 16, estava incluído o Chardonnay 2014, da Vinícola Fazenda Santa Rita, vinho produzido nos Campos de Cima da Serra, que estava participando na categoria Branco Fino Seco Não Aromático.

Conforme o empresário e diretor da Vinícola Fazenda Santa Rita, Agamenon Lemos de Almeida, o resultado do trabalho do vinhedo e sua condução se refletem em premiações. “Já conquistamos duas premiações significativas em apenas dois anos de vinificação, e neste momento nos destacamos entre um grande número de vinícolas do Brasil. Isso é muito gratificante, pois podemos materializar o sucesso dos nossos produtos, que tem na sua fabricação, a dedicação para com quem aprecia um bom vinho,” conclui.

De acordo com o pesquisador em Enologia da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, na região dos Campos de Cima da Serra, o terroir tem grande vantagem em função das temperaturas diurnas e noturnas serem mais baixas, as videiras terem um ciclo vegetativo mais longo, brotarem mais tarde e terem excelente grau de sanidade, isto é, menor incidência de doenças foliares e podridões do cacho. “Temos observado que as uvas apresentam maior conteúdo de pigmentos, compostos fenólicos e ácidos orgânicos,” diz o pesquisador.

Os vinhos da Safra 2014, da Vinícola Fazenda Santa Rita começarão a ser comercializados no mês de novembro, onde inclusive o vinho Chardonnay, que esteve entre os 16 mais representativos do país, estará nas prateleiras.

 

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.