Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Os sabores e aromas de um vinho podem até ser protagonistas na hora de degustar a bebida, mas problemas com o armazenamento, como temperatura e posição em que a garrafa está, certamente afetarão a experiência. Por esse motivo, muitos apreciadores têm se preocupado em montar adegas em casa para garantir que a bebida possa ser guardada sem perder suas características.

A adega pode ser simples ou sofisticada e estar localizada tanto na sala de estar e de jantar, quanto próximo à churrasqueira. O importante é que esteja aliada à gastronomia e aos espaços de reuniões de família e amigos, acredita Flora Detanico, arquiteta e diretora da Lacava, empresa especializada na criação de adegas climatizadas sob medida.

– Esses espaços são importantes em locais de confraternização. É possível bater papo e degustar um vinho acompanhado de algo para comer, tudo isto próximo à fonte das bebidas. É só levantar e pegar – explica.

Entre as pessoas que curtem receber os amigos, já virou tendência. Para quem está planejando montar uma adega, o sommelier João José dá a dica: o ideal é manter as garrafas na horizontal – a bebida deve estar em contato com a rolha para que não estrague – a uma temperatura de 14 graus.

– Vinhos branco e rosé devem ser consumidos mais rapidamente. Para quem quer guardar e manter a adega cheia por mais tempo, sugiro tintos como merlot, cabernet sauvignon e tannat, que são mais estruturados, suportando mais tempo – ensina.

Uma sugestão, para quem tem apenas alguns vinhos e pouco espaço, é comprar as adegas prontas. Flora alerta para a curta vida útil do equipamento e para o baixo desempenho no verão. Mas é uma opção. João José concorda:

– É preciso ainda ter cuidado para não ser megalomaníaco. Para quem está começando, uma pequena adega de 20 ou 30 garrafas já está mais do que bom.

 

Fonte: Destemperados.com.br

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio