Share on Facebook332Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

O Dia do Vinho é sempre comemorado no primeiro domingo do mês de junho. E, em 2017, a data será comemorada em 04 de junho. É bem oportuno que você abra uma garrafa e deguste um bom vinho. Para tornar esta experiência ainda mais interessante, você pode seguir alguns rituais, como por exemplo escolher o melhor ambiente, uma boa companhia e a taça certa para o vinho escolhido.

Duas coisas são certas: o ambiente e a companhia ficam por sua conta, mas a taça adequada a gente vai lhe ajudar a escolher!

Para saber qual taça é a adequada para cada tipo de vinho é preciso primeiro entender porque existem tantos formatos de taças. O motivo é bastante simples, porém não precisa ser seguido à regra, afinal, existem mais de 400 tipos delas, e pode ser que você não queira um estoque de taças, e sim de vinhos!

Cada bebida possui características próprias, por isso é preciso que o recipiente seja feito especialmente para ressaltar as qualidades únicas dela. Por exemplo, algumas taças possuem o bojo grande, mas têm a borda mais fechada, isso serve para evitar a dispersão de aromas. Já, outras, possuem bojo pequeno, e são para as pessoas que consomem vinhos doces e fortificados em quantidades menores.

Portanto, aconselhamos que você tenha na sua casa, pelo menos quatro tipos de taças, cada formato para um tipo de vinho, ou seja, uma para tintos, uma para brancos, uma para rosados e outra para espumantes.

Para Vinhos Tintos: São indicadas as taças Bordeaux e Borgonha. Estes dois formatos de taças são adequados para os vinhos tintos porque conseguem abrigar melhor os vinhos e evitam a dispersão do aroma. Estes formatos favorecem também o olfato, pois são mais largos.
Para Vinhos Brancos: Para os vinhos brancos, as taças podem ser de corpo menor que as de vinho tinto. Já que os vinhos brancos são consumidos em temperaturas mais baixas, é preciso que menos quantidade de líquido vá para a taça.
Para Vinhos Rosados: As taças para os vinhos rosés são uma mistura para as de vinho tinto e vinho branco. Ela deve ser menor que a dos brancos, mas com bojo maior.
Para Espumantes: São indicadas as taças finas e altas. Assim, elas permitem que as borbulhas do líquido sejam apreciadas e mantidas por mais tempo.

Agora que você já conheceu as taças adequadas para cada tipo de vinho, delicie-se com o vinho de sua preferência e comemore o Dia do Vinho. Ah, e claro, para cada tipo de taça, fica aqui a nossa indicação:
Vinho Tinto: Pinot Noir 2016 – Fazenda Santa Rita
Vinho Branco: Chardonnay 2016 – Fazenda Santa Rita
Vinho Rosé: Merlot Rosé 2016 – Fazenda Santa Rita
Espumante: Espumante Casa Portuguesa Brut Rosé – Fazenda Santa Rita

 

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio