Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Reunimos algumas dicas do sommelier Antônio Raimundo Cosmo, do restaurante Barbacoa Campinas e também do blog Tintos e Tantos sobre quais os vinhos e espumantes ideais para harmonizar com os pratos da noite de Natal. Muitas são as opções. Servir um único vinho, a noite toda, é inclusive, uma delas. Aí nem precisa de dica, compre seu vinho preferido, aquele que você espera para apreciar nas datas mais importantes! Mas, se for oferecer diferentes opções durante a noite, estão aqui algumas sugestões:

Enquanto esperamos
Antes da ceia, é comum que famílias sirvam algumas entradinhas. Podem ser petiscos, canapés e até pratos mais simples específicos da época do Natal. Para a recepção dos convidados, a melhor bebida a ser servida é sempre um espumante, pois tem leveza e frescor. Nós indicamos o Espumante Casa Portuguesa Brut Rosé.

Na hora da ceia
Pratos como peru, Chester e tender não podem faltar no jantar natalino. Por isso, a sugestão é de que o vinho escolhido seja um branco, com teor de acidez elevado para neutralizar a gordura do pernil. Para harmonizar indicamos o vinho branco Sauvignon Blanc 2016 – Fazenda Santa Rita.
Há famílias que também optam pela preparação de peixes, como o bacalhau. Para esses pratos, o sommelier sugere um tipo diferente de vinho. “Em geral, é melhor escolher vinhos verdes, que são mais frescos e leves.” Indicamos o vinho branco Chardonnay 2016 – Fazenda Santa Rita.
Frutas secas e diversos tipos de sobremesas também fazem parte da ceia de Natal. Nesse momento, a pedida é uma bebida mais adocicada. “Vinhos de maior untuosidade são boas pedidas.” Indicamos o vinho tinto Merlot 2014 – 2º Lote – Família Lemos de Almeida.

Brinde da meia-noite
Quando os sinos tocam meia-noite, é comum as famílias realizarem um brinde. A bebida apropriada para essa ocasião é o espumante. Indicamos os espumantes Villa Açoriana Natural Brut, Villa Açoriana Natural Nature e Casa Portuguesa Brut Branco.

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio