Share on Facebook313Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Na Vinícola Fazenda Santa Rita os visitantes têm a oportunidade de respirar cultura e história. Um dos pontos que se destacam é a réplica das calçadas portuguesas. Em um primeiro momento, elas nos remetem à Praia de Copacabana, no estado carioca. Porém, sua origem não está lá.

A calçada portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido tal como a conhecemos em meados do século XIX, na Praça do Rocio em Lisboa, representando o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico.

Ela é amplamente utilizada no calcetamento das áreas de passeio de pedestres, em parques, praças, pátios, etc. No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XIX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica.

A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do Largo de São Sebastião, construído em Manaus no ano de 1901 e que aí sim inspirou o famoso calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.

A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e pelas colônias, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas áreas de passeio.

Confira fotos da Vinícola Fazenda Santa Rita onde encontra-se a réplica das calçadas portuguesas:

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio