Premiações

 

A primeira vinificação da Vinícola Fazenda Santa Rita ocorreu em 2012 e já em 2014 arrebatou a primeira medalha de ouro no 7° Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, com o Vinho Tinto Fino Seco Merlot 2012 – Fazenda Santa Rita.

Outras premiações vieram em seguida, quando o Vinho Branco Fino Seco Chardonnay – Fazenda Santa Rita 2014 ficou entre os 16 vinhos mais representativos da Safra 2014, conforme a XXII Avaliação Nacional de Vinhos, na cidade de Bento Gonçalves/RS. Logo depois, o Vinho Branco Fino Seco Sauvigon Blanc 2013 – Fazenda Santa Rita, recebeu o prêmio de melhor Custo-Benefício entre os vinhos de todo o Brasil nesta variedade.

Com uma identidade casual e informal, o Espumante Casa Portuguesa Brut Rosé – Fazenda Santa Rita, que foi lançado em setembro de 2014, recebeu seis meses depois duas Medalhas de Ouro em diferentes concursos internacionais, ambos realizados na Europa. O primeiro, o Concurso Challenge International du Vin e o segundo, Concours Mondial de Bruxelles, ambos realizados no ano de 2015. Em seguida, teve sua qualidade comprovada mais uma vez no Concurso Vinandino, quando da conquista da sua terceira medalha de ouro. Este concurso é realizado na Argentina a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Vitivinicultura e pela Associação de Profissionais em Enologia Alimentos da Argentina.

No mesmo ano, outro vinho, desta vez o Vinho Tinto Fino Seco Merlot 2013 – Fazenda Santa Rita, recebeu o prêmio de melhor Custo-Benefício entre os vinhos de todo o Brasil na variedade Merlot. E, em 2016, o Espumante Casa Portuguesa continuou recebendo premiações, como a medalha de prata no Concurso Brazil Wine Challenge. Este mesmo concurso deu outra medalha de prata também para outro espumante da Vinícola Fazenda Santa Rita, o Espumante Villa Açoriana Natural Nature. O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega e reuniu rótulos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai, consolidando-se como um dos mais importantes das Américas.

Da safra 2016, dois vinhos receberam premiações em reconhecidos concursos internacionais no ano de 2017. Um deles, o vinho Chardonnay 2016 Fazenda Santa Rita, que recebeu medalha de bronze na na 41ª edição do Challenge International du Vin, em Bordeaux, na França. O outro, o vinho Merlot Rosé 2016 Fazenda Santa Rita, que levou medalha de prata no concurso Mondial du Merlot & Assembléias 2017, realizado em Lugano, na Suíça.