Share on Facebook251Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

A uva Pinot é uma das uvas mais antigas, tem cerca de 20 séculos de existência. Esta excelente variedade tinta da Borgonha, revela características muito próprias e tem grande personalidade, bem diferente da uva Cabernet Sauvignon e das castas Merlot e Syrah.

Esta uva não pode ser misturada com outras uvas, exceto na produção de Espumantes. Conforme o Enólogo da Vinícola Fazenda Santa Rita, Delto Garibaldi, os bons vinhos de Pinot Noir primam pela elegância, finesse e complexidade, com maravilhosos e sutis aromas e é por isso que ela também é uma das principais uvas dos Champagne.

Ainda, conforme o enólogo, a Pinot Noir é considerada uma das uvas mais difíceis de ser cultivada. “Esta variedade, além de ser propensa a diversas doenças, matura cedo, sofrendo em climas mais quentes. O solo ideal para a casta Pinot é o argilo-calcário conferindo aos vinhos mais taninos. Além disso, necessita de clima mais frio em pequena e controlada produção, o que facilita a sua produção aqui nos Campos de Cima da Serra.”

A graça de um bom vinho Pinot Noir está no bouquet repleto de aromas e nas diversas sutilezas e nuances que o vinho é capaz de oferecer. Por não ser tão óbvio, é tido por muitos apreciadores como um vinho para especialistas. Mas, na verdade, é muito fácil se render aos encantos de um bom Pinot Noir, que combina grande elegância e sofisticação com saborosas notas de fruta. É um vinho de taninos suaves e ótima acidez, o que o torna incrivelmente gastronômico.

Por ser tinto leve, sua versatilidade combina com carnes vermelhas de textura macia, aves assadas ou ensopadas, peixes de gosto acentuados, queijos de massa mole, risotos, vegetais cozidos.

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio