Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Nada contra as estatísticas que confirmam que os brasileiros preferem uma cerveja geladinha… mas os nossos restaurantes estão constantemente atualizando suas cartas de vinho. Sempre pensando no gosto de seus clientes.

Para os loucos por vinho, como eu … ou na cabeça de um apreciador de vinhos, este é um momento em que se imagina um espumante especialmente gelado, servido em uma taça flute.  Encanto para os olhos: suas borbulhas, sua mousse (espuma) e frescor para regozijo e gosto dos amantes do vinho e do amor à beira-mar.

 

No verão, chamam a atenção os vinhos de cor clara, brilhantes como o sol. São os vinhos conhecidos como brancos ( normalmente elaborados com uvas brancas e às vezes com uvas tintas desde que estas não passem por maceração com as cascas). Vinhos leves e vívidos, com sabores e aromas de flores e de frutas cítricas, esbanjando acidez e frescor natural da fruta.

Os espumantes (vinhos que tem gás carbônico) brut são grande pedida para acompanhar os aperitivos tanto na praia, na piscina como no campo.

 

Os proseccos (espumantes elaborarados com uva prosecco) são bem refrescantes podendo agradrar aos gostos mais delicados.

 

Os vinhos brancos tranquilos (vinhos que não tem gás carbônico), preferencialmente secos, também são muito indicados para o verão. Vinhos com as uvas brancas Chardonnay com ou sem passagem em madeira, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Blanc, Riesling dentre outros tantos, agradam e são excelentes para o verão. Aliás, muitos restaurantes orientais oferecem além do tradicional saquê, um bom vinho branco seco da uva Sauvignon Blanc ou Riesling, que são especiais com esta comida exótica, tão em voga.

Ainda, a opção dos vinhos rosés (elaborados com uvas tintas) é excelente àqueles que  gostam de um vinho que lembre o sabor de um tinto, com levíssimos taninos e, cuja cor remete  ao “por do sol”. Apesar de não serem unanimidade, os rosés combinam muito bem com pratos potentes como uma paella com frutos do mar, pratos com sabor intenso de alho, por exemplo, e cá entre nós, combinam sim com a maioria dos pratos.

 

Fonte: Blog Enoamigos.com

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio