Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Apesar de o setor vitivinícola prever uma queda de 50% da colheita de uva para a safra 2016 em relação à de 2015, devido à instabilidade do clima, a Vinícola Fazenda Santa Rita afirma que isso não ocorreu com as suas uvas.

 
Conforme o enólogo responsável pela Vinícola, Delto Garibaldi, a colheita já foi finalizada e a queda não ocorreu nos Campos de Cima da Serra/RS pois está em uma posição muito peculiar para o cultivo de uvas. “O município de Muitos Capões é especial. Na propriedade, temos a altitude ideal, não é muito alto e nem muito baixo. Temos um solo fértil e um vento amigo, que ajuda muito para manter o estado sanitário das vinhas, pois as mesmas ficam secas cedo pela manhã, diminuindo a incidência de doenças no vinhedo.” Garibaldi afirma ainda que nesta vindima, a propriedade teve uma incidência leve de geada devido ao vento, sendo um ponto positivo, pois não deixou formar gelo na brotação.

 
A equipe da Vinícola Fazenda Santa Rita está trabalhando forte na elaboração dos vinhos desta safra, na unidade da empresa, inaugurada em fevereiro deste ano e esse é um dos grandes diferenciais. “As pessoas envolvidas no vinhedo são realmente dedicadas. Realizam as tarefas quando devem ser aplicadas, ou seja, sábados, domingos, feriados. Desde o momento que a vinha iniciou a brotação, os responsáveis vivem o vinhedo, até a colheita.” Conclui Garibaldi.

 
Na Vinícola Fazenda Santa Rita, foram colhidas as uvas Chardonnay (para vinho tranquilo e base de espumante), a Pinot Noir (também para vinho e base de espumante), a Sauvignon Blanc (somente para vinho), e a Merlot (para vinho tinto e rosé).

 
Agora, finalizada a etapa da colheita, o foco está na estabilização dos vinhos brancos e bases sobre as borras, para obter maior volume de boca e fineza aromática. Os tintos estão na fase de fermentação malolática, o que os torna mais macios e agradáveis, além de estáveis para comercialização. Estão previstos, na Vinícola Fazenda Santa Rita, a elaboração de aproximadamente 25 mil litros de vinhos e espumantes.

Vinícola Fazenda Santa Rita

A Vinícola Fazenda Santa Rita está localizada nos Campos de Cima da Serra/RS e é uma centenária e tradicional empresa do agronegócio