Histórico

Histórico

A Vitivinicultura na região dos Campos de Cima da Serra/RS é recente, iniciou com pesquisas realizadas pela Embrapa Uva e Vinho, que desde 2004 conduz experimentos nas áreas de viticultura e enologia na região, tem indicado condições favoráveis devido ao solo e o clima.

A Fazenda Santa Rita, centenária e tradicional empresa do agronegócio, diversificou suas atividades implantando a partir do ano de 2005 um projeto de produção de uvas viníferas, em Muitos Capões/RS, com a implantação de vinhedos, numa área de 12 hectares onde são cultivadas variedades como Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir.

Em 2005, iniciou-se a implantação da infraestrutura para produção de uvas, como a construção de casas, galpões, sistematização da área e construção de drenagens. Em 2009, foram efetivamente implantadas as primeiras mudas de origem Francesa e, a primeira vinificação ocorreu em 2012.

No ano de 2016, a Vinícola Fazenda Santa Rita materializa sua busca pela excelência, assumindo o controle total de sua produção de vinhos, que chega a 100 mil garrafas por ano. A construção da Vinícola em meio aos vinhedos tem como objetivo concentrar qualidade de produção e memória histórica, já que o prédio é uma réplica da Casa da Alfândega de Florianópolis/SC.